
Realizou-se este Domingo passado dia 23 de Abril na Pavilhão 3 do Estádio Universitário de Coimbra o
Torneio Internacional de Judo para a classe etária de Esperanças (15 e 16 anos de idade).
Neste torneio, que faz parte do calendário da União Europeia de Judo, participaram três atletas da Académica, que só o puderam fazer por terem sido apurados para o Campeonato Nacional de Esperanças realizado em Fevereiro deste mesmo ano.
Para a competição foram convidadas selecções nacionais de diversos países como a Espanha, Chipre, Grã Bretanha, que participaram com os seus respectivos campeões.
A AAC fez-se representar por três atletas sendo eles
Paulo Soares na categoria de -81Kg masculinos e
Patrícia Silva e
Inês Andrade na categoria de -63Kg femininos.
Paulo Soares não foi muito feliz na competição pois, além de ter sido o atleta mais leve na categoria (apenas com 75Kg face aos normais 80/81 Kg dos oponentes), calhou na poule de atletas mais fortes do torneio. Não obstante, mostrou-se bastante combativo para o primeiro ano de competição nesta classe etária e para o nível da competição.
No sector feminino
Inês Andrade fez uma espantosa competição alcançando a final da competição numa categoria de peso em que entrou pela primeira vez. Inês Andrade conseguiu sair do grupo em segundo lugar e passar para as meias-finais onde encontrou Ana Tavares, Vice-Campeã Nacional da categoria. Num combate muito disputado e de nervosismo, Inês Andrade perto do final, conseguiu projectar a adversária num Ushi-Mata perfeito marcando Ippon (pontuação máxima correspondente a uma técnica perfeita) e assegurando o seu lugar na final. Na final Inês encontrou a actual Campeã Nacional da categoria, Ana Abreu. Muito embora a adversária tenha levado a melhor sobre Inês, o combate foi bastante emotivo e renhido até ao fim, tendo perdido Inês apenas por Yuko (5 pontos), e sendo a única a não perder por Ippon contra a campeã.
Patrícia Silva por sua vez, não teve a mesma sorte da colega. No seu grupo encontravam-se as actuais campeã e vice-campeã da categoria. Ainda que no combate face à vice-campeã Patrícia se tivesse mostrado superior, um erro mínimo no final do combate comprometeu-lhe o acesso às meias-finais.
Os técnicos
João Abreu e
Paulo Moreira mostraram-se naturalmente satisfeitos face aos resultados obtidos, apesar de não ser ainda propriamente nesta fase competitiva do atleta, que eles devam ter o seu real peso.